Abertura da Exposição 7 Povos: Retratos de um Território  e Encontro dos ministros da Cultura do Mercosul

• eventos aconteceram na tarde de ontem (11)

Assunto: Turismo  |   Publicado em: 12/11/2019 às 09:32   |   Imprimir

São Miguel das Missões recebeu na tarde de ontem (11) o ministro da Cidadania, Osmar Terra e ministros da Cultura de países do Mercosul participaram de um evento em realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Prefeito Hilário Casarin, a Vice-Prefeita Jussara Bittencourt, o Secretário de Administração Enio Carvalho e o Secretario de Turismo Fabiano Moraes representaram o município no evento.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, destacou em sua fala a beleza do Patrimônio Mundial existente em São Miguel das Missões e toda a importância cultural que ele exerce.

Durante o encontro aconteceu a cerimônia de certificação das Missões Jesuíticas Guaranis, Moxos e Chiquitos como Patrimônio Cultural do Mercosul, sendo entregues os certificados aos representantes do setor de cultura de cada país. Ocorreu ainda o lançamento do Dossiê da Tava, que é o lugar de referência para a memória e a identidade do povo Guarani. A Tava está localizada na área que corresponde ao Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo que foi construída e habitada por seus ancestrais, a pedido de sua divindade, Nhanderu.  Esse lugar sagrado pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural do MERCOSUL. A decisão será tomada no XVII Encontro da Comissão do Patrimônio Cultural do MERCOSUL, que acontece durante os dias 30 e 31 de outubro, em Montevideo no Uruguai.

Mais tarde ocorreu ainda a abertura da Exposição 7 Povos: Retratos de Um Território, dentro do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. Uma experiência que faz o visitante viajar pela história e caminhos dos Sete Povos das Missões. Essa é a proposta da exposição que traz fotos, vídeos documentários, painéis, documentos antigos, conteúdo de arte-educação e muito mais. São obras que despertam os sentidos e provocam uma verdadeira viagem pelo território das Missões Jesuíticas-Guarani e sua paisagem cultural, com bens culturais reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro, do Mercosul e Mundial.

A exposição já está aberta ao público e ainda não tem data definida para deixar São Miguel das Missões, os horários de visitação são os mesmos das visitas ao Sitio e os valores de ingressos de entrada permanecem imutáveis, bem como a isenção para a população Miguelina.